São José dos Pinhais/PR

Secretário de Segurança recebe Diretor do Sindicato

No último mês de abril, o diretor regional de São José dos Pinhais, no estado do Paraná, Rodrigo Antonio Miotto Amaral  foi recebido pelo secretário estadual de Segurança Pública do Estado do Paraná para tratar da questão de segurança pública na cidade de São José Pinhais, discutir e solicitar reforço para melhoria da segurança na cidade.

A reunião convocada pela vereadora Mari Temperasso, participaram além do diretor do Sindicato Nacional dos Cegonheiros  Rodrigo Miotto, o deputado estadual  Francisco

Bührer, os vereadores Luiz Paulo de Lima, Fátima de Paula, representante da montadora de automóveis da Renault  do Brasil e comerciantes da Borda do Campo.

Na ocasião foi solicitado mais patrulhamento, aumento efetivo de policiais, renovação das frotas de viaturas da Polícia Militar e a volta do Módulo Móvel na cidade de São José dos Pinhais.

A cidade

Situada ao Leste do Estado do Paraná, São José dos Pinhais é a 5ª maior e uma das mais antigas cidades da Região Metropolitana de Curitiba. Localizada a 15 quilômetros ao Sudeste da Capital, tem como limites os municípios de: Pinhais e Piraquara ao Norte; Tijucas do Sul ao Sul; Morretes e Guaratuba a Leste; Curitiba, Fazenda Rio Grande e Mandirituba a Oeste.

A cidade abriga fábricas como Volkswagen – Audi; Renault e Nissan; Montana – Argo; Grupo Boticário; Companhia Providência; Brose do Brasil; Gestamp Paraná S/A; Peguform do Brasil; Nutrimental; Sysmex; Cequipel; entre outras. As maiores redes de varejo do Paraná – Grupo Super Muffato, Grupo Condor, Mercadorama (pertencente ao grupo Walmart), os centros de distribuição das Casas Bahia e da AMBEV – Companhia

de Bebidas das Américas e o primeiro centro de distribuição da empresa Natura no Paraná também estão presentes no Município.

De acordo com o IBGE, São José dos Pinhais possui o 2º maior PIB do Estado do Paraná e o 23º do Brasil (referente ao ano de 2013). No ano de 2010, de acordo com o Censo do IBGE, São José dos Pinhais, apresentava uma taxa de 96,8% de alfabetizados. A taxa de alfabetização indica a percentagem da população, de um determinado local, com capacidade de ler e escrever. Esta medida é um dos indicadores de desenvolvimento de um país, utilizado, inclusive, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Legenda: Rodrigo Miotto “a reunião foi de grande importância para população da cidade”

Aeroporto Internacional Afonso Pena

Além do parque industrial, São dos Pinhais, tem o melhor aeroporto do País. De acordo com pesquisa realizada em agosto de 2014 pela Secretaria de Aviação Civil, o Aeroporto Afonso Pena foi considerado pelo segundo ano consecutivo como o melhor aeroporto do Brasil. No mesmo período a referida Secretaria, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), premiou os aeroportos do país

com melhor desempenho durante a Copa do Mundo.

O Afonso Pena venceu três das oito categorias do Prêmio Boa Viagem: melhor restituição de bagagem, melhor ambiente aeroportuário e melhor aeroporto – a principal premiação.

Inaugurada em 18 de janeiro de 1999, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) é uma das mais modernas do Grupo Volkswagen no mundo. Localizada na região metropolitana de Curitiba, a fábrica tem área total de 1,3 milhão m², dos quais 305 mil m² são de área construída.

A Renault está localizada em São José dos Pinhais (PR), onde fica o Complexo Ayrton Senna, que reúne as três fábricas da marca no Brasil – a de automóveis (onde são produzidos Sandero, Logan, Duster e a picape Duster Oroch), a de comerciais leves (que produz Master e modelos Nissan, pela Aliança Renault-Nissan), além da fábrica de motores. No Brasil, além de comercializar os modelos produzidos aqui, também são comercializados os veículos Clio, Fluence e Kangoo, produzidos na Argentina.